"O SOL NÃO SE PORÁ SOBRE A BANDEIRA QUADRANGULAR"
(AIMEE SEMPLE MCPHERSON)
Aimee Semple McPherson - Fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular |
Aimee Semple McPherson nasceu em 9 de outubro de 1890 numa pequena fazenda próxima a Ingersoll, em Ontário, Canadá, filha única de James e Minnie Kennedy e faleceu em 27 de setembro de 1944, um dia após fazer sua última pregação na mesma cidade de Oakland, onde recebeu a visão do "Evangelho Quadrangular".
2º casamento de Aimee Semple McPherson |
Aimee Kennedy tornou-se a Sra. Semple ao casar-se com Robert Semple no dia 22 de agosto de 1908. Ambos iniciaram o ministério conjunto de evangelização. Algum tempo depois, foram direcionados como missionários para a China e lá foram acometidos de malária, a qual acarretou a morte de Robert Semple. Aimee decidiu voltar aos Estados Unidos, levando consigo sua filhinha recém nascida, Roberta, voltaram para a América após sua recuperação. A solidão dos anos que se seguiram e o desejo de que sua filha tivesse um lar levou-a a casar-se novamente, Desta vez, seu esposo chamava-se Harold Stewart McPherson, com quem teve outro filho, Rolf Kennedy McPherson. Depois de certo tempo de casamento, McPherson decidiu-se pelo mundo de negócios e abandonou a sua esposa.
Entre 1918 e 1923, Aimee realizou inúmeras campanhas na América e em outras partes do mundo. Ela atravessou os Estados Unidos oito vezes, realizando essas campanhas evangelísticas nos maiores auditórios do país. O resultado dessas campanhas foi o de milhares de almas ganhas para Jesus, acompanhado de inúmeros milagres e derramamento do Espírito Santo. Em uma das campanhas na cidade de Oakland, Califórnia, ela recebeu a revelação da "mensagem quadrangular" ao pregar sobre a visão de Ezequiel (Ez 1:1-28). Essa mensagem mostra as quatro fases do ministério de Jesus através do simbolismo do ser de quatro rostos vistos pelo profeta, os quais são: rosto de homem, de leão, de boi e de águia. A tenda estava superlotada na ocasião e, na plataforma encontravam-se pastores de várias denominações evangélicas. O tema abordado foi "A visão de Ezequiel e enquanto pregava, Aimee vislumbrou o que ela chamou de "radiante visão celestial". Sua alma e seu coração vibraram com o que Deus estava fazendo naquele lugar de adoração. Segundo suas palavras:
Aimee Semple McPherson |
"Nas nuvens do céu - que se enrolavam e desenrolavam em flamejante glória - Ezequiel contemplava o Ser, cuja glória nenhum mortal pode descrever. Enquanto olhava para aquela revelação maravilhosa do Onipotente, percebeu quatro rostos comparados, por nós, às quatro fases do evangelho de Jesus Cristo". [...] " A tenda inteira foi envolvida, estremecendo! Era como se cada alma entrasse em harmonia com a música celestial. Fiquei ali, quieta e atenta, agarrando o púlpito, tremendo de espanto e alegria; depois, exclamei: 'Olhem, olhem, é o
E V A N G E L H O Q U A D R A N G U L A R!'"
Naquele momento, 1º de janeiro de 1923, nascia a Igreja do Evangelho Quadrangular, a qual se estabeleceria anos depois na cidade de Los Angeles, onde foi construída a sede internacional, o Templo Ângelus.
Mesmo fazendo tudo o que fez, Aimee sempre dizia que, se fosse homem, poderia ter feito ainda mais pela causa de Cristo. Ela o amava com todas as suas forças de seu coração. Prova disso é que, mesmo com a saúde já debilitada, Aimee fez seu último sermão no auditório de Oakland, cidade na qual havia recebido a mensagem quadrangular 22 anos antes. Isso aconteceu no dia 26 de setembro de 1944. E no dia 27 de setembro, no dia seguinte, seu filho Rolf a encontrou morta em sua cama. Ali terminou seu ministério. Um ministério que até hoje, serve como exemplo e inspiração a todos que abraçaram, como ela, a causa de Cristo, que é "Pregar o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15). A Igreja do Evangelho Quadrangular baseia-se na Bíblia Sagrada a partir dessa mensagem reveladora de Aimee Semple McPherson na campanha de Oakland, Califórnia, sobre a visão de Ezequiel. Mesmo depois da morte da evangelista, a obra nos Estados Unidos permaneceu em franco desenvolvimento. Atualmente, há a presença da Igreja em 148 nações ao redor do mundo. Após a morte de Aimee, seu filho Rolf Kennedy McPherson assumiu a presidência da "Internacional Church of the Foursquare Gospel" ("Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular"), tendo como sucessores: Rev. John R. Holland, Rev. Harold Helms, Rev. Paul Risser e Rev. Jack Hayford - o qual assumiu em 2004 e permanece até hoje.
A Bíblia e a palavra Quadrangular:
"Quadrangular" ou "quadrado" são associadas a elementos que representam a "aproximação, a aceitação e a adoração do Deus Todo-Poderoso por parte do homem pecador! Além disso, ela é pronunciada pela própria voz de Jeová!" (Dr. Raymond L. Cox). Isto torna o termo de suma importância, mesmo aparecendo somente dez vezes nas Escrituras. Nas três primeiras ocasiões em que a palavra quadrado (Quadrangular) é citada no livro de Êxodo, ela, como disse Cox, é pronunciada pelo próprio Deus.
"Farás também o altar de madeira de acácia; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados a largura, será quadrado o altar, e três côvados a sua altura". (Êxodo 27:1)
Depois mais nove vezes, nos livros de: Êxodo 28:16; Êxodo 30:1-2; Êxodo 38:1; Êxodo 28.1; Êxodo 37:25; 1 Reis 7:31; Ezequiel 40:47; Ezequiel 48:20 e por último, no livro de Apocalipse 21:16, onde o apóstolo João fala da Nova Jerusalém:
Cidade Quadrangular
"E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais".
"E em cada uma das dez referências bíblicas contendo a palavra quadrado, este termo é aplicado a elementos que representam a redenção do homem pela adoração a Deus e a aceitação da parte dele" (Cox). A cidade, nossa nova e magnífica cidade será Quadrangular! E a mensagem quadrangular é e sempre será perfeita em sua essência, pois ela está presente em toda extensão das Sagradas Escrituras. No passado, como no futuro, esse glorioso evangelho permanecerá no coração de Deus por meio da fé no Senhor Jesus.(Apocalipse 21:16)
IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR NO BRASIL:
A Igreja do Evangelho Quadrangular foi fundada na cidade de São João da Boa Vista, estado de São Paulo, em 15 de novembro de 1951, pelo missionário integrante da Foursquare Gospel Church, Harold Edwin Williams, natural de Los Angeles, EUA, o qual teve o auxílio do peruano Jesus Hermírio Vasquez Ramos.
IEQ - São João da Boa Vista/SP - Fundada em 15 de novembro de 1951. |
O fundador da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil
Harold Edwin Williams e sua família frequentavam o Angelus Temple, onde aceitou o Senhor e foi batizado nas águas por Aimée Semple McPherson, a fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular Internacional. Neste mesmo templo, conheceu Mary Elizabeth e, em 1939, casou-se com ela.
O verdadeiro chamado de Harold para dedicar a vida em serviço do Senhor veio por meio de uma campanha voltada para jovens, na igreja de Long Beach. Naquele dia, ajoelhado ao lado do piano de cauda, ele entregou sua vida ao ministério de Jesus. Formou-se, então, no Life Bible College em 1942 e assumiu seu primeiro pastorado naquele mesmo ano, na cidade de Arkansas, igreja de Little Rock.
O trabalho de missão no exterior veio no ano de 1945, quando Harold foi nomeado pelo gabinete de missões e enviado à Bolívia. No ano seguinte, foi, enfim, enviado ao Brasil. Chegando aqui, morou na cidade de Poços de Caldas, enquanto aprendia o idioma e ensinava inglês. Viajou para a cidade de São João da Boa Vista em 1950, quando fundou a Igreja do Evangelho Quadrangular com seu templo próprio no ano seguinte, a qual era originalmente denominada Igreja Evangélica do Brasil.
Harold Edwin Williams nasceu no dia 27 de novembro de 1913, em Hollywood, Califórnia, EUA. Faleceu em Los Angeles, no mesmo Estado, no dia 11 de Setembro de 2002. Harold deixou a esposa, Mary Elizabeth Williams, os filhos John Robert, Paul James e Diane Elizabeth e os netos.
A consolidação e o crescimento
De 1952 a 1954 Harold liderou, junto ao missionário Raymond Boatright, um dos maiores movimentos de avivamento que o Brasil já tinha visto, denominado "Cruzada Nacional de Evangelização", que teve início na cidade de São Paulo. Harold viera à capital paulista a convite de um pastor da Igreja Presbiteriana do Cambuci. Pouco tempo depois, implantaram uma tenda aberta de lona no mesmo bairro. A partir de então, a ideia da tenda tornou-se uma característica peculiar da IEQ no país. Então, Harold passou pelos bairros da Água Branca e Santa Cecília, sendo este último o local onde foi construído o templo em São Paulo. Ele passou, então, a viajar pelo Estado com a mesma tenda, chamada de “tenda número um”, dando ênfase à cura divina e difundindo o lema "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e será eternamente". Enquanto isso, no salão da Santa Cecília, as senhoras da igreja começaram a aprender confeccionar tendas com a ajuda de um irmão que tinha experiência com tendas circenses. Daí por diante, as tendas compradas ou fabricadas na própria igreja saíram peregrinando por lugares como o bairro da Casa Verde, as cidades de Americana, Limeira, Vitória (ES), Curitiba (PR) e vários outros lugares. Numa onda contagiante, o movimento crescia e cada tenda dava origem a um novo núcleo que se transformava numa nova igreja.
Na década de 60, já sob a liderança de George Russell Faulkner, estabeleceu-se a meta de levar a mensagem Quadrangular a cada capital de Estado, sendo futuramente, levada aos demais municípios. Por onde as tendas passavam, constituíam uma nova comunidade. Assim, as décadas de 70 e 80 foram marcadas pelo evangelismo dinâmico e pela construção de grandes e belos templos.
Hino da Igreja do Evangelho Quadrangular
Feito por Aimee Semple McPherson
Eia, crentes, avançai, nada de temer
Vamos firmes batalhar prontos para vencer
Vai conosco general, nosso bom JESUS
Ele nos dará vitória pela cruz!
Avante pois e sem parar, o evangelho anunciai,
O Evangelho quadrangular, de Deus o nosso eterno pai
Pois Cristo SALVA o pecador, para que seja um bom cristão
cura também a sua dor , qualquer doença ou aflição
Com Seu poder quer batizar, do céu virá pra nos levar
E com Ele nós havemos sempre de reinar
Vamos templos levantar por todo o Brasil
A pregar sem descansar, nosso Rei gentil
Vamos missionários ser, todos, todos nós
Transmitindo com prazer de Deus a voz
A Igreja do Evangelho Quadrangular Internacional, hoje, está presente em 148 países pelo mundo. Sua sede mundial está localizada em Los Angeles, Califórnia (EUA), mas a igreja funciona de forma autônoma em cada país. Desde 1.944 o sol brilha ininterruptamente sobre a bandeira Quadrangular, com igrejas em todos os continentes. Só no Brasil, a IEQ já conta com 7931 igrejas, com mais de 2.500.000 de membros ativos e 24 missionários enviados pela Secretaria Geral de Missões (SGM) nos seguintes países: Angola, Moçambique, Ásia Central, Ásia Oriental, Japão, Bolívia, Espanha, Norte da África, Paraguai, Uruguai e Portugal.
Dentre as missões nacionais, vários projetos têm sido desenvolvidos pela SGM para levar o evangelho de Cristo. São eles: Projeto indígena - Kaxinawá, Base Mundial São Paulo, Projeto Lucas e Tendas Modernas.
Essa mensagem e doutrina do Evangelho Quadrangular são um presente de Deus para nós, que pertencemos a esta denominação, e ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade devido o encargo e a herança que o Senhor nos transmitiu através de sua serva, a fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular, Missionária Aimee Semple McPherson. Que todos possamos ser fiéis à essa mensagem celestial de anunciar e ministrar a respeito da Salvação, do Batismo com o Espírito Santo, da Cura Divina e sobre a Segunda Vinda do Rei Jesus.
Com orações...
Igreja Quadrangular Jardim São Paulo - Guaianases
Pra. Cida Rodrigues dos Santos e
Pra. Priscila Rodrigues dos Santos
Escrito Por: Álvaro João dos Santos
Fonte: Departamento Histórico Quadrangular e Evangelho Quadrangular Teologia Confessional
>>>>>>> COMPARTILHE <<<<<<<
Nenhum comentário:
Postar um comentário